Carregando... Por favor, aguarde.

Santa Catarina aumenta participação na geração de empregos durante a crise


Santa Catarina aumenta participação na geração de empregos durante a crise

 

Dados do Ministério do Trabalho apontam que o Estado aumentou para 7% percentual de empregos gerados na construção civil. 

 

Florianópolis, agosto 2009.

 

 

Durante o período de maior incidência da crise econômica na construção civil, o estado de Santa Catarina aumentou de 3,5% para 7% o percentual de empregos diretos gerados no setor, no período de julho de 2008 a julho de 2009. A afirmação é do administrador Pedro Di Bernardi, consultor do Sinduscon, ao analisar os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. “A participação de SC na geração de empregos aumentou no período analisado porque os outros estados diminuíram ainda mais o ritmo de contratações no setor”, afirma Di Bernardi.

 

Em todo o país, houve uma baixa de 300 mil para 80 mil vagas no acumulado de 12 meses. “Santa Catarina também sentiu uma baixa de empregos no setor. No estado, foram 12 mil vagas geradas no acumulado de 12 meses, com base em setembro de 2008, contra cinco mil vagas geradas com base em julho de 2009”, analisa Di Bernardi.

 

Há a tendência de SC voltar a representar 3% dos empregos, já que em julho deste ano das 32 mil vagas abertas no país, mil delas foram em território catarinense. A Grande Florianópolis (Capital, Palhoça e São José), contribuiu na elevação do percentual de empregos do Estado. “Mesmo gerando menos vagas (4 mil nos últimos 12 meses com base em setembro de 2008 contra 3 mil com base em julho de 2009) e , a queda na região foi de apenas 30%, o que mostra a consistência do setor no Estado”, aponta Di Bernardi. 

 


Destaque

Beck Gestão empenhada no projeto SindusData

Mais

Newsletter

Receba periodicamente artigos em seu e-mail.